Mais de 1,1 milhões de declarações de IRS foram entregues desde o início de maio, segundo números divulgados esta quarta-feira pelo Ministério das Finanças, que garante que o portal das Finanças «está operacional».

«O portal das Finanças está operacional. Com efeito, até ao dia de [ontem] terça-feira, regista-se que o número de declarações de IRS (2.ª fase) e de IRC entregues é superior ao número de declarações entregues no período homólogo de 2013», informou o ministério.

Até terça-feira, foram entregues 1.107.378 declarações de IRS (2.ªfase) e 265.807 declarações de IRC.

Nos últimos dois dias (26 e 27 de maio) entraram cerca de 150.000 declarações diariamente entre Modelo 3 (IRS 2.ª fase) e Modelo 22 (IRC), acrescenta o ministério.

O prazo legal para a entrega de declarações de IRS (2.ª fase) e de IRC, que começou no início do mês, termina no próximo dia 31 de maio.

Apesar de queixas sucessivas de falhas no funcionamento do portal das Finanças, o Tribunal Administrativo recusou o pedido da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC) para inibir multas aos contribuintes que entreguem fora de prazo as declarações fiscais que terminam este mês, mas a OTOC entrega hoje nova ação judicial.