A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque considerou «uma boa notícia» o facto de existirem mais 10 mil milionários em Portugal. A responsável comentava no Parlamento um estudo do Crédit Suisse, conhecido no dia 15, que revelava que Portugal criava 10 mil novos milionários por ano.

«O que é de facto há má notícia é que haja mais pobres. O haver mais 10 mil milionários eu acho uma boa notícia. Acho que haver mais ricos é sempre uma boa notícia, haver mais pobres é que não. Nós queremos que haja muito mais riscos, idealmente, até era se fôssemos todos ricos», considerou a governante.

O estudo revela que só nos últimos dois anos Portugal criou 28% dos seus milionários. Atualmente, no nosso país, existem quase 76 mil milionários, mais 10.777 do que no ano anterior.A fortuna de mais de 90% dos milionários portugueses não vai além dos cinco milhões de dólares.

Ainda assim, Portugal é um dos países em que a desigualdade do património é menor: os 10% mais ricos têm 58,3% da riqueza nacional. No topo da desigualdade figura a Rússia, em que 10% têm 84,8% da riqueza do país.

Os Estados Unidos da América lideram a lista dos países com mais milionários: ao todo, são 14,2 milhões de pessoas.

Confira os dados do "Global Wealth Report 2014" aqui.