Alemanha disponível para flexibilizar ajuda a Portugal

Conversa informal entre ministros das Finanças antes do Eurogrupo

Por: Redação / TVI    |   9 de Fevereiro de 2012 às 20:01
A Alemanha está disponível para flexibilizar as condições do programa de assistência financeira a Portugal, mas só depois de a situação grega estar resolvida, avança a TVI.

Esta é uma das novidades que saiu de uma conversa informal entre o ministro das Finanças português, Vítor Gaspar, e o ministro homólogo alemão, Wolfgang Schauble.

Durante esta conversa, o ministro de Angela Merkel elogia Portugal pela forma como está a executar o programa de ajustamento e diz-se disponível para floexibilizar esse mesmo programa, mas avança que só o pode fazer depois de resolvida a questão da Grécia.

Os ministros das Finanças de Portugal e Alemanha tiveram uma conversa informal esta quinta-feira antes da reunião do Eurogrupo. No encontro, os ministros das Finanças da Zona Euro iam discutir, precisamente, as condições do segundo resgate à Grécia.

A conversa mostra que as posições tomadas pelos políticos alemães em público e em privado nem sempre coincidem.

O ministro das Finanças já reagiu, garantindo que não pediu mais dinheiro nem mais tempo ao ministro alemão.
PUB
Partilhar
EM BAIXO: Vitor Gaspar, ministro das Finanças - TIAGO PETINGA/LUSA
Vitor Gaspar, ministro das Finanças - TIAGO PETINGA/LUSA
COMENTÁRIOS

PUB
Nenhum tripulante de cabine da TAP se apresentou ao trabalho

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil garante que nenhum tripulante de cabine da TAP se apresentou este sábado no aeroporto de Lisboa, no segundo de dia de greve para exigir cumprimento do Acordo de Empresa. Para este sábado, num total de 291 voos, a TAP prevê a realização de 135, assegurados pelos serviços mínimos decretados pelo Conselho Económico e Social, mas o sindicato contesta o número.