Alemanha disponível para flexibilizar ajuda a Portugal

Conversa informal entre ministros das Finanças antes do Eurogrupo

Por: Redação / TVI    |   9 de Fevereiro de 2012 às 20:01
A Alemanha está disponível para flexibilizar as condições do programa de assistência financeira a Portugal, mas só depois de a situação grega estar resolvida, avança a TVI.

Esta é uma das novidades que saiu de uma conversa informal entre o ministro das Finanças português, Vítor Gaspar, e o ministro homólogo alemão, Wolfgang Schauble.

Durante esta conversa, o ministro de Angela Merkel elogia Portugal pela forma como está a executar o programa de ajustamento e diz-se disponível para floexibilizar esse mesmo programa, mas avança que só o pode fazer depois de resolvida a questão da Grécia.

Os ministros das Finanças de Portugal e Alemanha tiveram uma conversa informal esta quinta-feira antes da reunião do Eurogrupo. No encontro, os ministros das Finanças da Zona Euro iam discutir, precisamente, as condições do segundo resgate à Grécia.

A conversa mostra que as posições tomadas pelos políticos alemães em público e em privado nem sempre coincidem.

O ministro das Finanças já reagiu, garantindo que não pediu mais dinheiro nem mais tempo ao ministro alemão.
Partilhar
EM BAIXO: Vitor Gaspar, ministro das Finanças - TIAGO PETINGA/LUSA
Vitor Gaspar, ministro das Finanças - TIAGO PETINGA/LUSA
COMENTÁRIOS

PUB
Tiroteio: há outro suspeito para além do atirador que morreu

ATUALIZAÇÃO AO MINUTO: Três tiroteios lançam pânico em Otava, capital do Canadá. Militar foi atingido a tiro por um homem armado, quando fazia sentinela. Acabou por morrer. O suspeito ainda fugiu para dentro do parlamento, mas foi abatido. Há outro suspeito identificado. Ocorreram, ainda, outros dois ataques, um deles num centro comercial. Falámos com o embaixador português no Canadá