A madrugada de segunda-feira vai ter preços dos combustíveis mais caros. De acordo com as cotações do preço da matéria-prima a esta hora, e ao que a TVI24 conseguiu apurar, as subidas devem rondar os dois cêntimos por litro, se a tendência se mantiver até ao fecho mercado.

Segundo fontes do setor, se assim for, a subida por litro de gasóleo não deve chegar aos dois cêntimos, mas andará lá perto. Já no que toca à gasolina o preço por litro deve mesmo superar dois cêntimos.

A subida do preço dos combustíveis ao consumidor final está muito relacionada com a evolução do preço do petróleo no mercado internacional, sendo certo que, por exemplo o Brent – crude negociado em Londres e que serve de referência às nossas importações -  esta manhã cotava nos 60,92 dólares por barril, o valor mais alto desde, pelo menos, junho de 2015.

Ontem, e de acordo com os dados da Direção Geral de Energia e Geologia, o gasóleo simples custava, em média, 1,255 euros por litro em 2.245 postos de combustível. Já a gasolina 95 valia, em média, 1,498 euros por litro em 173 pontos.

O Intermarché de Montim Basto era o que vendia ontem a gasolina mais baixa a 1,398 euros por litro. Já no gasóleo, era possível abastecer a 1,122 euros por litro nos supermercados Distrigandara, ao pé de Leiria.