Os preços da gasolina e do gasóleo poderão descer até um cêntimo por litro na próxima semana, de acordo com fonte do setor.

Esta semana as cotações da gasolina e do gasóleo nos mercados internacionais desceram face à cotação média da semana anterior, movimento mais acentuado no gasóleo do que na gasolina.

Esta evolução das cotações em euros, segundo os analistas, permite antecipar uma descida nos preços dos combustíveis, mais acentuada no gasóleo do que na gasolina, de até um cêntimo por litro.

A valorização do dólar face ao euro atenuou a descida, sendo que o preço do gasóleo e da gasolina está abaixo dos valores do início do ano.

Desde meados de setembro, ou seja, em dois meses, o preço da gasolina caiu mais de dez cêntimos e o do gasóleo mais de cinco cêntimos.

De acordo com os dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), de 07 de novembro, o preço médio do gasóleo na quinta-feira era de 1,364 euros por litro com base em 2.170 postos de abastecimento, enquanto o preço médio da gasolina 95 estava fixado nos 1,515 euros por litro com base em 2.148 postos.