Em plena época de férias, para grande parte dos portugueses, nunca é demais poupar. E quando se trata de combustíveis ainda melhor.

Ao que a TVI apurou, em média, o litro de gasolina e de gasóleo vai descer na madrugada da próxima segunda-feira. O gasóleo cai 1,5 cêntimos por litro e a gasolina 0,5 cêntimos por litro.

Aliás, feitas as contas, e de acordo com os dados da Entidade Nacional para o Mercado dos Combustíveis, o preço de referência da gasolina está em valores de março deste ano e o do gasóleo ao nível de abril.

Uma evolução para a qual é determinante a variação do preço da matéria-prima nos mercados internacionais, que está a negociar em mínimos de abril e início de maio, e tem vindo a intensificar as quedas, pressionada pelos elevados volumes de reservas no mercado. O que é atípico, numa altura em que, tradicionalmente, há um forte consumo de combustíveis nos EUA, devido às férias do verão.

Se voltarmos atrás, o petróleo Brent - negociado em Londres e que serve de referência às importações portuguesas - que chegou a tocar os 27,88 dólares por barril, a 20 de janeiro deste ano, iniciou desde então uma forte recuperação que teve o seu pico em junho, nos 52,51 dólares por barril.

No boletim desta quinta-feira a Entidade Nacional para o Mercado dos Combustíveis referia que “os mercados internacionais reagiram em alta aos recentes indicadores que mostram que a redução dos stocks de produtos refinados foi maior que o aumento dos stocks de petróleo". Deste modo, o petróleo WTI fechou a negociação de ontem, quinta-feira, nos 40,83 dólares nos Estados Unidos, enquanto o petróleo Brent encerrou nos 43,10 dólares por barril.

Esta sexta-feira, o Brent negoceia em torno dos 43,83 dólares por barril, muito longe dos mínimos de janeiro mas com tendência de baixa, devido ao excesso de oferta.

Uma tendência que acaba por se refletir no preço de referência dos combustíveis em Portugal, que, entre outras rubricas, tem a matéria-prima no cálculo do valor “de referência” que cada um de nós paga pelo litro de combustível.