Podia ser uma montagem ou uma brincadeira das redes sociais, mas aconteceu mesmo esta sexta-feira. A presidência holandesa do Eurogrupo trocou a foto do ministro das Finanças português, Mário Centeno, nos documentos oficiais que circularam esta sexta-feira, à entrada de mais uma reunião entre homólogos da Zona Euro, conforme atesta o correspondente da TVI em Bruxelas, Pedro Moreira.

A imagem do jornalista da SIC José Gomes Ferreira aparece, assim, ao lado dos vários ministros, em vez do próprio Mário Centeno. 

É prática comum que sejam entregues, aos jornalistas, este tipo de documentos nas reuniões do Eurogrupo. As fotografias dos ministros permitem uma identificação mais fácil de cada um deles. 

Entretanto, a TVI apurou que as Finanças já enviaram a fotografia correta do titular da pasta à presidência holandesa que, por sua vez, já se desculpou pelo sucedido. 

O facto de Centeno e José Gomes Ferreira partilharem vários nomes iguais poderá ter dado azo a que uma pesquisa feita na Internet tenha originado a confusão. 

Um olhar mais atento permite, ainda, verificar que o alegado ministro das Finanças português é (seria) até o único sem gravata. 

Na reunião de hoje, porém, Mário Centeno nem sequer vai estar presente e será representado pelo secretário de Estado Adjunto, do Tesouro e das Finanças, Ricardo Mourinho Félix. 

No mesmo documento do Eurogrupo surge o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, ele sim, perfeitamente identificado, sem erros.