A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, afirmou em entrevista ao Sol que é preciso avaliar se será possível devolver salários e baixar impostos.

«Em Abril veremos se há espaço para devolver os salários e eliminar a sobretaxa», afirmou a ministra, sublinhando que é preciso haver margem para tal. «Teremos de tomar decisões da parte da despesa para que o alívio fiscal seja possível», acrescentou a responsável.

Voltando aos «cofres cheios», expressão que tanta tinta já fez correr, Maria Luís Albuquerque admite que «a frase retirada do contexto pode induzir em erro». «Uma parte da dívida que é registada para efeitos estatísticos corresponde a depósitos da administração central - que constituem essa almofada de segurança», explicou.

Sublinhando que «o não respeito pelo sigilo fiscal é uma matéria grave», a governante não quis adiantar muito mais sobre a Lista VIP.

«A demissão do director-geral teve que ver com o facto de lhe ter sido perguntado explicitamente (...) se havia ou não uma lista VIP, e a resposta foi peremptória: não há, nem nunca houve. E, no entanto, havia alguns relatórios referindo que uma potencial iniciativa nesse sentido (...) estaria a ser tomada. Portanto, a resposta que deu ao Governo (...) era, no mínimo, incompleta», nota a ministra.