O presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB), Fernando Faria de Oliveira, realçou esta terça-feira as qualidades profissionais do novo presidente executivo do Banco Espírito Santo (BES), Vítor Bento, considerando que as mesmas são reconhecidas no setor financeiro.

Vítor Bento, que lidera a nova equipa de gestão do BES, goza de «alta credibilidade e de alta reputação profissional», afirmou à agência Lusa o presidente da APB, no Parlamento, à margem da sua audição num grupo de trabalho dedicado à legislação sobre as comissões bancárias.

Questionado sobre se os problemas em torno do Grupo Espírito Santo (GES) podem afetar a credibilidade da generalidade da banca portuguesa, Faria de Oliveira foi cauteloso.

«Eu espero bem que não. Aliás, as informações do regulador e das autoridades políticas são claras nessa matéria», disse o responsável.

Sem se querer alongar nos comentários sobre a matéria, Faria de Oliveira acrescentou apenas que «a banca [portuguesa] teve uma recuperação notável ao longo de todo este período», isto é, desde o início da crise financeira.