A taxa de desemprego em Portugal baixou 0,3%, para os 13,6% em setembro, revelam dados do Eurostat publicados esta sexta-feira. Nos últimos dois meses a taxa tinha-se mantido estável nos 13,9%.

São menos 17 mil desempregados em Portugal. Dados do Eurostat mostram que em setembro havia 702 mil desempregados.

No desemprego jovem (idade inferior a 25 anos), a taxa também baixou. Em setembro, 35,2% dos jovens com menos de 25 anos estavam desempregados, um número que contrasta com os 35,6% verificados em agosto.

Se fizermos a comparação homóloga, Portugal foi dos países da União Europeia que teve dos maiores decréscimos da taxa, de 2,1%, em terceiro lugar no ranking. Recorde-se que por esta altura a taxa de desemprego em 2013 era de 15,7%.

O ministro do Emprego, Pedro Mota Soares considera que estes  «são dados francamente positivos e que têm de nos dar esperança e confiança».
 
O governante sublinhou que o desemprego tem vindo a reduzir «há 20 meses consecutivos», o que significa que «há menos 208 mil portugueses em situação de desemprego do que no início de 2013».
 
A taxa de desemprego na zona euro manteve-se estável nos 11,5%, mas em comparação com o período homólogo registou uma queda de 0,5%.

Na União Europeia a taxa foi de 10,1% em setembro, mantendo-se estável. Comparando com o mesmo mês do ano anterior, registou-se uma descida de 0,7%.