O comissário europeu dos Assuntos Económicos disse esperar ainda que seja alcançado hoje um “bom acordo” sobre a Grécia, advertindo que a zona euro tem de se revelar à altura das responsabilidades, pois é isso que “o mundo espera”.

“É preciso ter consciência de que o mundo nos observa e do que o mundo espera. E precisamos de estar à altura do momento, porque o que o mundo espera é que nós sejamos capazes de estar à altura de um momento decisivo”, e que “a zona euro se consolide, com uma Grécia reformada no seu seio”, declarou Pierre Moscovici, à chegada a nova reunião do Eurogrupo, em Bruxelas.

Reconhecendo que as negociações de sábado foram muito difíceis e serviram basicamente para "perceber as posições dos Estados-membros", o comissário francês defendeu que, hoje, os ministros devem “concentrar-se verdadeiramente naquelas que devem ser as condições para abertura de negociação de um novo programa sobre a Grécia”, e assumir “posições positivas para os chefes de Estado e de Governo da zona euro”, tendo em vista a cimeira prevista para a parte da tarde.