Um estudo do Observador Cetelem analisou as intenções dos portugueses para o Natal e descobriu quais os presentes que são mais desejados.
 
Os perfumes e os relógios estão no topo da lista da maioria das mulheres (24%), já os homens preferem peças de roupa (16%) e presentes relacionados com lazer/viagens (16%). No geral, este ano os presentes mais esperados no sapatinho são roupa, lazer/viagens, perfumes e relógios, contando cada categoria com 19% das intenções.
 
No entanto, não é só entre o género que se sentem as diferenças, pois as escolhas também são influenciadas pela faixa etária. As pessoas que têm entre 45 e 65 anos preferem receber roupa, as que têm entre 25 e 44 anos gostariam de receber presentes de lazer/viagens, enquanto os mais jovens, entre os 18 e 24 anos, querem perfumes e relógios.
 
O estudo também chegou à conclusão que este ano são menos as pessoas que esperam receber roupa: 24% dos consumidores desejavam peças de vestuário em 2013, mas este ano o número desceu para 19%. Este ano há também menos portugueses a desejarem receber um smartphone: apenas 9%, quando em 2013 eram 15%.
 
O estudo foi desenvolvido em colaboração com a Nielsen, tendo sido realizados 600 inquéritos, a indivíduos de Portugal continental, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro de 2014.