O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Vítor Constâncio, considera que a instituição monetária foi bem sucedida a estabilizar os mercados e reitera que a taxa de juro de referência na Zona Euro vai continuar baixa «por um longo período de tempo».

Vítor Constâncio considerou, num discurso em Singapura, que o BCE conseguiu controlar os danos provocados pelo anúncio da Reserva Federal norte-americana, de que poderia reduzir os estímulos à economia ainda este ano, caso a economia começasse a recuperar.



A estratégia do BCE «foi bem-sucedida na estabilização dos mercados financeiros, indevidamente afectados pelo recente anúncio da Fed sobre a possibilidade de calibrar o seu programa de estímulos à economia», disse.



Vítor Constâncio garantiu também, como tinha já feito o presidente do BCE, Mario Draghi, que a taxa de juro de referência na Zona Euro vai manter-se baixa por um «longo período de tempo» já que a política monetária está «condicional à evolução das perspetivas para a inflação, para a economia, e para os agregados monetários e de crédito».