As exportações portuguesas para Espanha cresceram 3,9% nos primeiros quatro meses do ano sendo o setor têxtil e de confeção o principal responsável pelo aumento.

No mesmo período as vendas espanholas para Portugal cresceram 16,7%, segundo dados revelados pelo Ministério da Economia e Competitividade espanhol.

O aumento das exportações portuguesas para Espanha deveu-se também ao crescimento no setor automóvel, dizem esses mesmos dados.

Paralelamente, destaque para uma nota enviada, esta segunda-feira, pela delegação em Madrid do AICEP, responsável pela exportação de petróleo e derivados, que em 2013 representou cerca de 65% do aumento, e continua a registar uma tendência decrescente (menos de 30%).

Nos primeiros quatro meses do ano, as vendas de Portugal a Espanha ascenderam a 3.151,4 milhões de euros (mais 3,9%) e as compras ascenderam a 5.720,7 milhões de euros (mais 16,7%).

Portugal é assim o terceiro destino das exportações espanholas (quota de mercado de 7,3%) e o nono fornecedor (3,9% de quota de mercado).

Em termos mensais, as importações de Espanha aumentaram 21% em abril, face ao mesmo mês de 2013, tendo as vendas a Espanha crescido 4,8%.