O banco alemão Commerzbank anunciou esta quarta-feira a venda da sua carteira de créditos imobiliários comerciais em Espanha e Japão e a carteira de crédito malparado em Portugal por 5,1 mil milhões de euros.

Em comunicado, o banco indicou que a carteira de financiamento de imóveis comerciais em Espanha e a carteira de crédito malparado em Portugal foram vendidos por 4,4 mil milhões de euros a um consórcio que junta o banco JP Morgan e o fundo de investimento Lone Star.

A carteira de créditos para imóveis comerciais no Japão foi vendida ao gestor de investimento PAG.

As transações incluem todas as atividades operacionais da carteira de financiamento de imóveis comerciais em Espanha e no Japão e a transferência de funcionários para uma empresa ligada à Lone Star no caso de Espanha e no Japão à PAG.

O Commerzbank prevê que a venda tenha um impacto negativo de 100 milhões de euros nos resultados do segundo trimestre da divisão que agrupa os ativos que não pertencem a atividades estratégicas.

Esta venda reduz em 16% a carteira de financiamento imobiliário comercial do banco, que se situava em 32 mil milhões de euros em finais de março.

Os créditos problemáticos do Commerzbank, que atingiam os 5,1 mil milhões de euros em finais de março passado, são reduzidos em quase um terço.