Os empréstimos para compra de carro estavam em agosto no valor mais alto desde março. Os dados do Banco de Portugal referem que o crédito para este fim atingiu 196,967 milhões de euros.

É não só um máximo desde março como significa também que este tipo de empréstimos disparou mais 32,2% em comparação com agosto de 2015. Em termos mensais, face a julho, a subida foi de 7,71%.

Os empréstimos para aquisição de automóvel incluem-se na categoria de crédito ao consumo, que abrange também o crédito pessoal para, por exemplo, comprar equipamentos para o lar, serviços de saúde, educação, equipamentos de energias renováveis e operações de locação financeira de equipamentos. 

No total, disparou 24% em agosto para 488 milhões de euros, em comparação com o mesmo mês do ano passado. Em relação a julho, o aumento foi de 11%.

Tanto em agosto como em setembro o mercado automóvel nacional cresceu 12%. A Associação Automóvel de Portugal (ACAP) tem dito, no entanto, que desde o passado mês de março que o mercado automóvel," e, em particular, o mercado de automóveis ligeiros de passageiros, tem vindo a apresentar uma tendência de desaceleração".