O Banco Europeu de Investimento vai emprestar 80 milhões de euros à REN para financiar investimentos na rede de transporte de eletricidade até 2019, anunciou hoje a gestora das redes energéticas.

O financiamento de longo prazo corresponde à primeira parcela de um empréstimo que totaliza os 200 milhões de euros, adiantou a empresa, num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

O presidente da REN, Rodrigo Costa, considerou que "este empréstimo é importante para a concretização do programa de investimento da REN, nomeadamente no âmbito dos projetos de extensão e melhoria da rede de transporte de eletricidade".

O plano estratégico da REN prevê um investimento de até 900 milhões de euros em projetos internacionais e entre 700 e 800 milhões de euros em Portugal até 2018.

Segundo documento divulgado em maio, no Dia do Investidor, o investimento em Portugal será feito sobretudo nas redes de eletricidade, a que é afeto um montante entre os 500 e os 550 milhões de euros, nota a Lusa.

Os restantes 200 a 250 milhões de euros serão investidos no setor do gás, adiantou a empresa liderada por Rodrigo Costa.

No que se refere a Portugal, os planos da gestora das redes de eletricidade e de gás são de manter o nível de investimento médio anual dos últimos anos, que foi de 190 milhões de euros entre 2012 e 2014.