A empresa francesa SADEV, que se dedica à produção de caixas de velocidade para automóveis de competição, vai abrir, em Paredes, em agosto, uma nova unidade de produção, prometendo criar 20 postos de trabalho.

Segundo fonte da autarquia local, trata-se da segunda unidade de produção fora de França, representando o investimento de cerca de um milhão de euros.

Numa segunda fase do projeto, a empresa admite poder chegar aos 35 funcionários.

«O município de Paredes, através da sua agência municipal para o investimento, foi o grande impulsionador do projeto, propondo o espaço e acompanhando todo o processo de licenciamento», lê-se num comunicado da autarquia.

A nova unidade industrial ocupará cerca de 1.900 metros quadrados, na Zona Industrial de Cête, no concelho de Paredes, no distrito do Porto.

A empresa fabrica habitualmente caixas de velocidades, transmissões e diferenciais para as marcas Citroën, Peugeot, Renault, Toyota, Nissan, Skoda e Mini.

Alguns dos melhores pilotos do mundo nas modalidades de rali e todo-o-terreno, nomeadamente Sébastien Loeb, Carlos Sainz, Stéphane Peterhansel, ou os portugueses Armindo Araújo e Carlos Sousa, têm-se evidenciado em automóveis que utilizam tecnologias produzidas pela SADEV.