O programa do governo alemão «The job of my life» já tem agendadas novas sessões de divulgação e recrutamento em Portugal. O programa, que se destina a jovens europeus com interesse em frequentar formação profissional ou trabalhar na Alemanha, apresenta sessões de esclarecimento em Lisboa (20 de janeiro), Évora (dia 22) e Faro (dia 23).

«The job of my life» é uma parceria entre o serviço público de emprego alemão, o IEFP e a rede Eures. O programa vem oferecer aos jovens cursos em empresas alemãs em diversas áreas: construção civil e obras públicas, mecânica, eletrónica e automóvel, cabeleireiro, jardinagem, cozinha, especialista de restaurante e especialista de hotel.

O programa de formação destina-se a jovens desempregados, entre os 18 e os 35 anos, que tenham o 12º ano de escolaridade. Os jovens que conseguirem um lugar no programa terão direito a formação em alemão, primeiro em Portugal, depois na Alemanha. Os jovens terão ainda direito ao reembolso do pagamento das viagens, a um subsídio inicial de instalação na Alemanha e a um subsídio mensal de sobrevivência na Alemanha.

À frequência do curso de alemão em Portugal, de 12 a 16 semanas, segue-se um período experimental na Alemanha, entre dois e três meses, e, finalmente, a frequência do curso de formação profissional, de três anos, com formação teórica e prática. No final da formação, existe a possibilidade de contrato de trabalho, mas não há garantia de colocação.

Quanto à vertente de emprego, os candidatos serão apoiados através de processos e atividades de recrutamento, feiras de emprego internacional e outros eventos dedicados à Alemanha, realizados pela rede Eures em Portugal.