A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) nomeou o ex-ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, diretor do departamento de estudos nacionais, assumindo o cargo a 01 de abril, divulgou esta quinta-feira a organização em comunicado.

A OCDE nomeou também o alemão Christian Kastrop para o cargo de diretor do departamento de estudos políticos, devendo este assumir funções a 15 de março.

Numa mensagem de boas vindas dirigidas aos dois recentes nomeados, o secretário-geral da OCDE, Angel Gurría, afirmou que, quer Santos Pereira, quer Kastrop, «trarão uma valiosa experiência política para a Organização, garantindo que esta continuará a fornecer soluções para os desafios que os países enfrentam atualmente numa economia complexa e multipolar».

Santos Pereira, que assumiu a pasta da Economia e do Emprego entre junho de 2011 e julho de 2013, no atual Governo PSD/CDS, irá apoiar o economista-chefe da OCDE e «assegurar que a Organização continua na vanguarda da agenda política e económica internacional», indica o comunicado.

O português terá a seu cargo uma equipa de 70 elementos e será responsável, anualmente, por cerca de vinte estudos económicos de países que integram a Organização.

Já o alemão Kastrop, doutorado em Economia, tem uma elevada experiência relacionada com questões financeiras, uma vez que trabalhou vários anos no ministério das Finanças da Alemanha, destaca o comunicado.

À semelhança do antigo ministro da Economia, também o alemão terá como função apoiar o economista-chefe da organização, Angel Gurría.