O Fisco vai disponibilizar, a partir de 15 de março, os valores brutos das deduções para o IRS, num site que poderá ser consultado a partir do portal do e-fatura.

Fonte do Ministério das Finanças sublinha à TVI que nessa informação constará a informação que chegou ao Fisco por via do e-fatura, das declarações anuais e dos recibos de renda eletrónicos.

Para ter acesso à informação, o contribuinte terá de autenticar-se, como de costume, no portal das Finanças.

Caso detete alguma desconformidade, o contribuinte não poderá alterar as deduções, terá de o fazer através de uma reclamação, entre 16 e 31 de março.

Até 15 de março a Autoridade Tributária disponibilizará os valores que ainda não constam do site e-fatura. Recorde-se que o Ministério das Finanças decidiu alargar o prazo para validação de faturas no portal, que termina agora a 22 de fevereiro.

Antes, o Executivo já tinha adiado para 19 de Fevereiro a entrega de declaração anual de rendas por parte dos senhorios dispensados de passar recibos electrónicos, assim como a comunicação de despesas de educação e saúde em entidades públicas. 

Assim, a partir de dia 16 de março poderá verificar os valores das deduções das taxas moderadoras; prémios de seguros de saúde ou contribuições pagas a associações mutualistas ou a instituições sem fins lucrativos; propinas e outras despesas de formação e educação; encargos com lares; juros de dívidas, por contratos celebrados até 31 de dezembro de 2011, contraídas com a aquisição, construção ou beneficiação de imóvei; juros contidos nas rendas por contratos de locação financeira celebrados até 31.12.2011 e os recibos eletrónicos de renda.