A Disney anunciou que vai inaugurar o seu primeiro parque temático em Xangai, no dia 16 de junho. Após anos de negociações, o novo complexo vai situar-se no distrito de Pudong e espera atrair cerca de 10 milhões de pessoas por ano.

A Disney Xangai terá um orçamento de 5.500 milhões de dólares (cerca de cinco milhões de euros), tornando-se no maior projeto de investimento naquela região e um dos maiores da história da China. "O projeto junta as histórias da Disney com a cultura chinesa e mostra algumas das experiências mais criativas e inovadoras que já criámos", disse Robert A. Iger, diretor executivo da multinacional Walt Disney, citado pelo El Mundo.

Este é o terceiro parque temático da Disney que abre no continente asiático, depois de Tóquio e Hong Kong, e vai ter seis áreas temáticas, segundo a imprensa espanhola. "Ilha da Aventura", "Jardins da Imaginação", "Avenida do Mickey", "Terra do Amanhã", "O Tesouro" e a "Terra da Fantasia" serão as principais atrações. O projeto inclui também dois hóteis temáticos: o Xangai Disneyland Hotel e o Toy Story Hotel.

O parque vai contar com um distintivo chinês, que foi uma das condições para o governo dar luz verde ao projeto, e vai permitir que o negócio de produtos da Disney na China seja dinamizado.

A principal acionista da Disney Xangai é a Xangai Shendi Group que criou um plano de expansão, que vai permitir aumentar a afluência de turistas à região através de uma maior diversidade de entretenimento no parque.