A semana será marcada pela divulgação de vários indicadores económicos nos EUA e na Europa, depois de a última semana ter sido «positiva para os principais índices», de acordo com o analista de mercados do Millennium investment banking, Ramiro Loureiro.

Esta semana será marcada por vários indicadores económicos, entre os quais o valor preliminar do PMI da zona euro, que segundo o analista, «deve sinalizar um abrandamento do ritmo de expansão da atividade industrial, contrastando com uma aceleração nos serviços».

Ainda na segunda-feira, a estimativa preliminar do PMI Indústria dos Estados Unidos, medida pela Markit, «deve apontar para abrandamento do ritmo de expansão na indústria transformadora em junho, sendo ainda aguardada a revelação das vendas de casas usadas em maio».

Na terça-feira, «espera-se que o indicador de sentimento empresarial alemão Ifo mostre uma ligeira degradação em junho, devido à descida da componente que reflete as expetativas para os próximos seis meses, uma vez que o de situação atual até deve subir (114,8 para 115,1)».

O analista destaca ainda o saldo da balança de transações correntes em Portugal. Nos Estados Unidos, serão divulgados o índice de confiança dos consumidores e as vendas de casas novas. Também na terça-feira serão divulgados os indicadores avançados da China, que darão a conhecer as perspetivas económicas para o país.

Na quarta-feira, 25 de junho, o instituto GfK deverá sinalizar uma estagnação da confiança dos consumidores na Alemanha e nos Estados Unidos será divulgada a terceira estimativa do produto interno bruto (PIB) norte-americano do primeiro trimestre, «onde a economia deve ter contraído à taxa anualizada de 1,7%, relativamente ao período antecedente».

No dia 27 de junho será a vez de serem conhecidos os indicadores de confiança em vários setores na zona euro e em Portugal «teremos o índice de confiança dos consumidores e de clima económico em junho».

Em termos de emissões de dívida pública, a Alemanha e França têm agendadas para dia 23, Espanha dia 24 e a Itália a 25, 26 e 27 de junho.