A fábrica de chocolates na Pensilvânia, Hershey's, anunciou que ia proceder ao primeiro aumento de preços em três anos.

Na quarta-feira anterior a empresa referiu que o aumento seria de cerca de 8 por cento, devido aos custos de entrada voláteis.

«Os preços dos ingredientes como o leite e as nozes têm aumentado significativamente desde o início do ano», disse Michele Buck, presidente da chocolataria da América do Norte. E acrescentou que «tendo em conta estas tendências, esperamos aumentos significativos dos custos dos produtos lácteos em 2015».

A notícia do Financial Times avança que com o aumento dos preços do cacau, o principal ingrediente para a confeção de chocolate, era uma questão de tempo até ao aumento dos preços por parte das chocolatarias.

O aumento da procura em mercados emergentes e a recuperação do consumo na Europa e nos EUA coincidiu com as preocupações sobre a seca no oeste africano, empurrando os preços do cacau para valores superiores.

Os preços do cacau em Nova Iorque são quase 40 por cento mais elevados que há um ano, enquanto a manteiga de cacau, o ingrediente-chave nas barras de chocolate, aumentou cerca de 70 por cento.

Hershey¿s disse que a «elasticidade dos produtos de consumo diário e imediato» significava que o crescimento das vendas para o ano fiscal atual foi inferior à meta estabelecida de 5 a 7 por cento a longo prazo.

Por outro lado, ao suprimir a procura, os preços mais elevados tendem a incentivar a produção. Alguns corretores e analistas acreditam que, se os preços do cacau permanecerem nos níveis atuais - acima de 3.100 dólares a tonelada, em Nova Iorque e as 1.900 libras em Londres - os grandes défices de abastecimento previsto por muitos na indústria do chocolate podem não se materializar.

Os comerciantes aguardam a estabilização dos preços nos mercados, quando outras empresas da indústria já equacionam o aumento dos preços também.

Enquanto isso, os clientes da Hershey¿s podem continuar a obter os seus copos de manteiga de amendoim e chocolates aos preços antigos até 12 de agosto.