Mais de 80 mil consumidores visitaram e partilharam informação no portal da Deco (www.poupenabotija.pt) que compara preços da botija de gás engarrafado em 1.650 pontos de venda espalhados pelo país.

A associação para a defesa dos direitos dos consumidores Deco lançou o portal há um mês, altura em que o preço mais barato ao nível nacional de uma botija de 13 kg de butano custava 22,95 euros, em Pombal, distrito de Leiria.

«Atualmente, o preço mais baixo é de 21,50 euros, em Alcoutim, distrito de Faro», anuncia a Deco, em comunicado divulgado, dando conta de que mais de 80 mil consumidores contribuíram para os novos mínimos de preços, acrescentando mais de 600 pontos de venda e cerca de 2 mil preços.

«As maiores descidas dos preços mínimos verificaram-se em Coimbra, Évora e Viseu», diz a Deco, explicando que, com base nos valores registados no início da campanha, um consumidor destas regiões que comprasse a botija de butano ao valor mais baixo, consegue agora poupar mais um euro por cada botija.

«Se precisar de uma botija por mês, tal significa uma poupança de 12 euros ao fim de um ano», alerta a associação, que diz já ter começado a enviar mensagens gratuitas com o preço mínimo na zona de residência dos consumidores que se registaram no portal.