A taxa de inflação anual acelerou, em junho, para 1,6 por cento na zona euro e para 1,7% na União Europeia (UE), tendo Portugal registado a oitava taxa mais baixa (1,2%), informou esta quarta-feira o Eurostat.

Na zona euro, a taxa de inflação anual foi de 1,6% em junho, contra os 1,4% registados em maio e abaixo dos 2,4% verificados em junho de 2012, segundo os valores divulgados hoje pelo gabinete de estatísticas da UE, que estão em linha com os que foram divulgados na estimativa rápida de 01 de julho.

No conjunto da UE, a taxa de inflação anual situou-se nos 1,7% em junho, acima dos 1,6% registados no mês anterior e abaixo dos 2,5% verificados um ano antes.

Entre os Estados-membros, Portugal registou, a par da Bulgária, a oitava taxa de inflação anual mais baixa: 1,2%, contra 0,9% registados em maio.

Já a taxa de inflação mensal em Portugal situou-se em 0,1% em junho, como divulgou o Instituto Nacional de Estatística (INE) a 10 de julho.

Entre os Estados-membros da UE, as taxas de inflação anual mais baixas pertenceram à Grécia (-0,3%), à Letónia e à Polónia (0,2% em ambos os países), enquanto as mais altas foram observadas na Roménia (4,5%), na Estónia (4,1%) e na Holanda (3,2%).