A associação de defesa do consumidor DECO criou um portal com um mapa com cerca de 1.000 postos de venda de gás de botija e respetivos preços para facilitar a escolha aos consumidores de gás engarrafado, foi segunda-feira divulgado.

De acordo com um texto publicado na revista da DECO «Proteste», esta organização desenvolveu um portal (www.poupenabotija.pt) onde os consumidores podem encontrar um mapa de Portugal e da Madeira com mais de 1000 pontos de venda de gás engarrafado e os preços praticados.

No artigo, a DECO apela à colaboração dos consumidores para introduzirem mais lojas e os preços que cada uma pratica.

«O objetivo é criar uma base de dados com os preços do gás engarrafado em todo o País, de modo a promover a concorrência neste setor», diz a DECO.

Segundo a associação, na última década acentuou-se a diferença entre o preço do gás de botija e do natural, pois o butano chega a custar mais do dobro do natural.

«A DECO continua a exigir mudanças neste setor. Considera urgente cumprir com a equiparação de preços prevista no Orçamento de Estado de 2014 e aproximar a legislação do gás engarrafado à dos restantes serviços públicos essenciais, dos quais, o gás natural», defende.