O preço dos combustíveis deverá voltar a baixar na semana que vem, seguindo a tendência de queda registada pelas cotações do petróleo e derivados durante esta semana nos mercados internacionais.

«Esta semana as cotações da gasolina e do gasóleo nos mercados internacionais continuaram a descer, apesar de a um ritmo mais brando», explicou fonte do setor à TVI24.pt.

Assim, a evolução das cotações em euros permite antecipar uma descida no preço do gasóleo e da gasolina que deverão rondar um cêntimo por litro. Será a terceira descida consecutiva do gasóleo, e a quarta da gasolina. Com esta descida, os preços manter-se-ão abaixo dos do início do ano.

Como fatores que justificam estes movimentos, os analistas referem «a diminuição do risco geopolítico na Síria, o aumento dos stocks de crude e gasolina nos EUA e o shake hand entre França e o Irão, que alimenta a esperança de que o embargo da Europa ao crude iraniano possa ser levantado a prazo», acrescentou a mesma fonte.

O preço de referência da gasolina sem chumbo de 95 octanas em Portugal é atualmente de 1,564 euros. Já o gasóleo está nos 1,387 euros por litro.