Os combustíveis baixaram esta segunda-feira em algumas gasolineiras, tal como se previa, depois de as cotações dos derivados de petróleo terem recuado nos mercados internacionais durante a semana passada.

Para já, apenas a Galp e a Cepsa baixaram os valores de referência, quer da gasolina, quer do gasóleo.

No caso da Galp, o diesel ficou 2,5 cêntimos mais barato, passando a custar 1,424 euros por litro. Já a gasolina sem chumbo de 95 octanas desceu dois cêntimos para 1,599 euros.

Além da Galp, apenas a Cepsa reduziu os valores de referência, dois cêntimos por litro em ambos os combustíveis. A gasolina da marca passa a valer 1,609 euros por litro, e o gasóleo 1,434 euros.

Na BP e na Repsol, os preços ainda não baixaram. A primeira apresenta valores de referência no diesel e na gasolina de 1,459 euros e 1,634 euros por litro, respetivamente. Já na segunda, o gasóleo encontra-se nos 1,454 euros e a gasolina nos 1,624 euros.

Com estas descidas, o gasóleo registou uma queda acumulada de 3,5 cêntimos nas últimas duas semanas, enquanto a gasolina caiu 7,5 cêntimos, neste caso em três descidas consecutivas.

O preço de venda ao público de qualquer um destes dois combustíveis encontra-se hoje abaixo do preço a que se encontravam no início do ano.