A província de Ontario anunciou que, em breve, poderá passar a dar um cheque mensal aos seus residentes com o objetivo de experimentar um conceito de renda básica.

Enquanto ainda não há detalhes específicos acerca deste projeto – incluindo quanto é que será dado aos residentes que vão participar – o ministro das Finanças publicou um relatório a confirmar a intenção do governo para a implementação da experiência.

O conceito geral da renda básica passa pela distribuição, por parte do governo, de um rendimento fixo para cada cidadão, seja por repor benefícios já existentes ou aumentá-los.

Os defensores desta ideia dizem que, de uma forma geral, o conceito dá uma maior autonomia e bem-estar generalizado à população.

“À medida que a economia de Ontario cresce, o governo continua empenhado em não deixar ninguém para trás. O compromisso de manter uma rede de segurança social eficaz é um dos esforços mais amplos do governo para reduzir a pobreza e garantir a inclusão de todos os residentes na comunidade”, segundo uma declaração do governo.

 "O projeto piloto irá testar uma visão de crescimento”, acrescentou.