O fundador do IKEA aplicou o modelo da empresa ao banco que detém, e vai atribuir prémios aos clientes que resistam ao consumo de bens de luxo.



O Ikano Bank atrai depositantes, através de um prémio de aproximadamente 10 euros, sob a forma de depósito, para o vencedor de um jogo de computador que pune os jogadores que gastem dinheiro em produtos caros.

No jogo «Flappy Saver», os participantes enfrentam obstáculos como ourivesarias, sapatarias sendo que o objetivo é proteger as poupanças guardadas num porco mealheiro voador.



A campanha de poupança do Ikano Bank surge numa altura que os depósitos de particulares estão sujeitos a regras de financiamento cada vez mais restritas. Como instituição de capital fechado, o banco que pertence ao fundador do IKEA está a tornar-se cada vez mais competitivo já que oferece aos pequenos depositantes taxas mais elevadas.



«Queremos fazer algo pelos pequenos depositantes, já que a maioria dos bancos não se interessa por eles», explica a diretora de vendas do Ikano sediado na Suíça, Emma Roslund Johansson, numa entrevista à Bloomberg.



A competição «Flappy Saver», que decorreu de 27 de junho a 18 de julho, teve 1,52 milhões de jogadas.