Só dois bancos num conjunto de oito permitem abrir uma conta base sem exigir um montante mínimo ou cobrar ao cliente por isso. Já as comissões de manutenção de conta são transversais a todos os bancos e variam entre 24 e 75 euros, indica o Banco de Portugal.

O BdP começou esta quinta-feira a divulgar, no Portal do Cliente Bancário, informações que permitem comparar as comissões de manutenção praticadas pelas oito instituições de crédito que comercializam a conta base, saber qual o montante mínimo de abertura e consultar as respetivas fichas de informação.

Aquelas que não exigem um valor mínimo de depósito para abrir uma conta são o BCP e o Crédito Agrícola. Apesar disso, cobram das comissões anuais de manutenção mais altas, de 72 e 71,4 euros, respetivamente.

Já o Banco BIC é o que cobra a comissão anual mais baixa (24 euros), masexige , por outro lado, um montante mínimo de abertura de 500 euros.

O Montepio, a Caixa Geral de Depósitos e o BPI só abrem contas em troca de um montante mínimo de 100 euros e cobram, respetivamente, 66, 60 e 75 euros para manutenção da conta.

O Banco Bilbao Vizcaya Argentaria exige o maior montante mínimo de abertura (500 euros) e pratica a segunda comissão anual mais cara, a par do BCP (72 euros).

Às comissões acresce um imposto de selo de 4%.

Os bancos em causa detêm cerca de 82% das contas de depósito à ordem em Portugal.

O Portal do Cliente Bancário disponibiliza, ainda, uma lista de perguntas frequentes, para melhor esclarecer quem tem, ou pretende ter, uma conta do banco.

O que é uma conta base?

É uma conta de depósito à ordem com um conjunto de serviços que inclui: disponibilização de um cartão de débito, acesso à conta através de caixas automáticos, serviço de homebanking e balcões, realização de depósitos, levantamentos, pagamentos de bens e serviços, débitos diretos e transferências intrabancárias nacionais.

Os serviços associados à conta base são idênticos aos incluídos nos serviços mínimos bancários, mas enquanto nestas os bancos não podem exigir montante mínimo de abertura, nem cobrar mais de 1% do salário mínimo para as despesas de manutenção, nas contas base podem fixar livremente estes limites.

As contas base podem ter vários titulares e o cliente bancário pode ser titular de várias contas de depósito à ordem (incluindo contas base), enquanto quem tem conta de serviços mínimos bancários só pode ser titular dessa conta.