O fim das férias e o regresso ao trabalho tem um grande impacto em cada um de nós e, para muitos, a situação pode tornar-se deprimente. Nas manhãs informativas da TVI24, estivemos à conversa com Sofia Llano, especialista em questões sobre o desenvolvimento e gestão de pessoas, que deu algumas dicas para quem vai regressar ao trabalho.

O planeamento é fundamental. Antes mesmo de a pessoa ir de férias, deve deixar o trabalho organizado e assegurar que alguém dará continuidade às suas ideias.

Depois, na véspera do regresso ao trabalho, deve retirar dez minutos para pensar no que vai fazer nos dias seguintes. É aconselhável listar e mapear aquelas que serão as suas principais tarefas.

É importante planear para saber com o que pode contar. Dez minutos são suficientes para reduzirmos os nossos níveis de ansiedade e conseguirmos retomar o nosso trabalho de forma mais eficaz”, sublinhou a especialista.

Para Sofia Llano é importante a pessoa não regressar ao trabalho "em branco" e "sem saber o que vai encontrar".

Pois isso causa mais ansiedade. Os dez minutos são suficientes para reduzirmos os nossos níveis de ansiedade e conseguirmos retomar o nosso trabalho de forma mais eficaz", explicou.

Uma questão que mais se coloca por esta altura é se se deve ou não consultar o e-mail durante as férias. Para a especialista, a resposta "depende de pessoa para pessoa".

Depende de pessoa para pessoa e cada uma vai ter de conhecer os seus limites. Há pessoas que preferem desligar por completo e preparar previamente, há pessoas que gostam de ir espreitando só para manterem algum contacto e não enfrentarem uma realidade completamente nova.”

Sofia Llano é perentória: as empresas devem tentar criar condições para que os colaboradores tenham uma vida mais equilibrada porque se uma pessoa aproveitar melhor os momentos de lazer que tem irá ter mais produtividade no trabalho.