A equipa que fazia parte da administração de Vítor Bento, no Novo Banco, apresentou a demissão esta quarta-feira.

Em comunicado enviado à Comissão de Mercado e Valores Mobiliários, o Novo Banco informa que «os Senhores Dr. Jorge Martins, Dr. João Freixa, Dr. João Mello Franco e Eng. Miguel Rio-Tinto tomaram a iniciativa de hoje apresentar o pedido de renúncia aos cargos de membros do conselho de administração deste Banco».

A renúncia acontece no mesmo dia em que entrou em funções o novo conselho de administração do banco, composto pelo presidente Eduardo Stock da Cunha, Jorge Freire Cardoso, Vítor Fernandes e José João Guilherme.

Contas feitas, a nova administração do Novo Banco fica agora com apenas quatro elementos, incluindo o presidente. Outra novidade é a contratação do ex-presidente do Sporting, José Eduardo Bettencourt, para chefe de gabinete de Stock da Cunha.

Foi no sábado que Vítor Bento, José Honório e João Moreira Rato confirmaram , em comunicado, que durante a semana tinham apresentado ao Fundo de Resolução e ao Banco de Portugal a intenção de renunciar aos cargos.

Esta terça-feira foram aprovadas as audições da ministra das Finanças e do Governador do Banco de Portugal, que irão ao Parlamento explicar a demissão da equipa de Vítor Bento.