Gabriela Figueiredo Dias será a nova presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), apurou o ECO. A sucessora de Carlos Tavares deverá ser anunciada nos próximos dias, noticia o Eco.

Mais de um ano depois de ter terminado o seu mandato, Carlos Tavares tem, finalmente, uma substituta. A escolhida para o cargo é a atual vice-presidente do regulador do mercado de capitais, posição que ocupa desde julho de 2015.

Gabriela Figueiredo Dias está na CMVM desde 2007 onde entrou como diretora-adjunta para o departamento internacional e de política regulatória.

Licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra, a nova presidente da CMVM começou a sua carreira no exercício da advocacia, tendo integrado sociedades de advogados como a Rodrigo Santiago & Associados e a Miguel Galvão Teles/Soares da Silva. Depois tornou-se consultora jurídica de onde transitou para a CMVM. Paralelamente exerceu a carreira de docente universitária em instituições como a Faculdade de Direito de Coimbra, Universidade Católica, Faculdade de Direito de Lisboa, entre outras.