Os cerca de 15 mil passageiros dos sete navios que fizeram escala em Lisboa na semana passada terão gasto mais de um milhão de euros durante a sua visita à capital portuguesa, de acordo com dados hoje divulgados pela SIBS.

Segundo a gestora da rede Multibanco, o valor médio das transações (levantamentos e compras) com cartões estrangeiros no dia 12 de setembro correspondeu a 71 euros por visitante.

O montante total divide-se entre cerca de oito mil operações, incluindo compras pagas diretamente com cartão, no valor estimado de 812 mil euros, e levantamentos, correspondendo a cerca de 252 mil euros.

Estes dados correspondem a uma análise efetuada pela SIBS, cobrindo apenas levantamentos e compras na Rede Multibanco com cartões estrangeiros nos concelhos de Lisboa, Loures, Oeiras, Sintra e Cascais, entre as 0h e as 20h de 12 de setembro.

«Este impacto no consumo nacional encontra-se acima das expectativas quando comparado com os cruzeiros que atracaram na capital portuguesa a 6 de maio deste ano, cujos 18 mil visitantes geraram um impacto de 500 mil euros», refere a SIBS.

De acordo com os dados do Porto de Lisboa, a 12 de setembro, a capital portuguesa recebeu cerca de 15 mil turistas, dos quais, 11 mil passageiros e quatro mil tripulantes.

Para o mês de setembro, são esperadas 52 escalas de cruzeiro no Porto de Lisboa e cerca de 82 mil passageiros, o que representará um crescimento de 4% face às 50 escalas recebidas em setembro de 2013 e de 8% face aos 75.722 passageiros contabilizados no mesmo mês do ano passado.