A agência de notação Standard and Poor's (S&P) anunciou esta sexta-feira ter melhorado a classificação da dívida de longo prazo da Espanha, passando-a de «BBB-» para «BBB», devido ao crescimento da competitividade da economia.

A nota «BBB-» representa o menor nível do grau de investimento, sendo que a S&P também melhorou a perspetiva da nota, dando-lhe agora o nível «estável».

A subida da classificação da Espanha como pagadora da sua dívida de longo prazo foi decidida devido «ao crescimento e melhoria da competitividade que resultaram dos esforços em reformas estruturais iniciados em 2010», justifica a agência de notação em comunicado hoje divulgado.

A S&P melhorou também a perspetiva do crescimento médio do Produto Interno Bruto (PIB) entre 2014 e 2016, subindo o valor de 1,2 para 1,6%.

Ainda assim, a S&P avisa para os riscos de a Espanha não cumprir os objetivos previstos para 2015 e para 2016, lembrando que as eleições marcadas para o próximo ano, a instabilidade económica e social e uma menor pressão dos mercados de capitais podem levar a deslizes.