A Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP) já escolheu os três candidatos ao cargo de diretor dos impostos, cabendo agora ao Governo selecionar o substituto de José Azevedo Pereira na Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).

Os três candidatos são António Brigas Afonso e José Maria Pires, ambos subdiretores do Fisco, e Abílio de Almeida Morgado, ex-secretário de Estado da Defesa e atual consultor do Presidente da República para os Assuntos de Segurança Nacional.

A CReSAP já tinha levado a cabo um concurso para o cargo de diretor-geral da AT, mas não encontrou três candidatos com mérito para o lugar, e o processo teve de voltar à estaca zero, sendo o primeiro concurso anulado e aberto um novo cujas candidaturas terminaram no final de maio.

Segundo a CReSAP estão ainda a decorrer 11 concursos no âmbito da AT, aos quais concorreram 116 candidatos, e foram já objeto de proposta enviada à tutela outros cinco concursos, para os cargos de Diretor Centro de Estudos Fiscais e Aduaneiros, Subdiretor-Geral do Património, Subdiretor-Geral Justiça Tributária e Aduaneira, Subdiretor-Geral ¿ Planeamento e Subdiretor-Geral - Inspeção Tributária.