Menos um por cento do que em igual período do ano passado, ainda assim as vendas de vinho do Porto no primeiro semestre renderam 140 milhões de euros. Sendo que as de vinho DOC Douro chegaram aos 60 milhões, mais 7,7 %.

Os dados são do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) e referem ainda "um aumento de 3,7% no preço médio por litro de vinho do Porto (4,57 euros) e o forte crescimento do volume de negócios no mercado nacional (mais 14,9%)".

A subida de vendas no mercado nacional contrapõe-se à quebra registada nas exportações. Mercados como a França, destino número um do vinho do Porto, e o Reino Unido, o terceiro maior comprador, tiveram quebras de 6,1 e 8,8%, respetivamente.

Ao contrário, as vendas em Portugal, segundo maior mercado do vinho do Porto, com uma quota relativa de 18%, subiram quase 15% nos primeiros seis meses deste ano face ao período homólogo de 2015.

Turismo deu uma ajuda

O presidente do IVDP, Manuel Cabral, considera que "o turismo tem um papel muito importante" no bom desempenho que o vinho do Porto registou a nível interno.

Ouvido pela Agência LUSA, diz haver "sinais diversos de que há um interesse cada vez maior pelo vinho do Porto no mercado nacional, nomeadamente pelas categorias especiais", tais como os "vintage".

O turismo explica muito, mas não explica tudo", acrescentou Manuel Cabral.

Previsões animadoras

Para o presidente do IVDP, "é de esperar que no final de 2016 as vendas de Porto venham a atingir um pouco mais de 366 milhões de euros, com uma ligeira quebra de 0,4% em relação ao ano anterior".

Já no vinho DOC Douro, os dados do primeiro semestre indicam que o volume vendido subiu 9.7% e o valor obtido aumentou 7,7%, para 60 milhões de euros, "muito por influência da evolução do mercado nacional"

É de esperar que no final de 2016 as vendas de Douro venham a bater mais uma vez um recorde atingindo cerca de 131 milhões de euros (pela primeira vez acima dos 130 milhões)", calcula o IVDP.

O instituto antevê ainda, no que respeita aos importadores, "a previsível subida no ‘ranking' da Suíça, do 6.º para o 3.º lugar, e da Alemanha, de 7.º para o 5.º". Com uma queda das compras angolanas, de 3.º mercado para 7.º.

Os dados agora revelados pelo IVDP surgem na véspera do início do programa de 11 dias que vaio comemorar os 260 anos da Região Demarcada do Douro, cujo ponto alto é o Port Wine Day, no dia 10 de setembro, na Alfândega do Porto.