Os portugueses gastaram 40 euros em média nas compras realizadas em lojas, através dos terminais de pagamento automático da rede Multibanco, entre os dias 24 de novembro e 07 de dezembro, informa a Sibs.

De acordo com um comunicado divulgado pela empresa esta terça-feira que gere a rede Multibanco, nota a Lusa, nessas duas primeiras semanas da época de Natal os consumidores realizaram 32,3 milhões de compras, no valor de 1.305 milhões de euros.

Face a igual período do ano anterior (entre 25 de novembro e 08 de dezembro), houve um aumento de 6,5% no número de compras através dos terminais da rede, acompanhado pela subida de 5,9% no montante total gasto, enquanto o valor médio por operação reduziu-se em 0,4%.

Já no que respeita às caixas automáticas da Rede Multibanco, de acordo com a Sibs, durante as duas semanas em análise os portugueses realizaram 17,2 milhões de levantamentos, menos 0,2% do que no período de comparação em 2013.

Houve ainda uma diminuição de 0,4% no montante médio por levantamento, que foi de 65 euros, enquanto que no total foram levantados 1.115 milhões de euros, menos 0,6% do que em 2013.

«Nesta semana, e em comparação com o ano anterior, registou-se um aumento global (levantamentos e compras) dos volumes processados na rede SIBS de 4,1% no número de operações e de 2,8% no volume transacionado», indica ainda a empresa, referindo-se à primeira semana de dezembro.