A Associação de Defesa do Consumidor vai realizar um leilão de supermercados destinado à obtenção de descontos num cabaz de produtos essenciais, durante um ano, na cadeia que sair vencedora.

A notícia foi avançada esta quinta-feira em comunicado, no qual a associação indica que os interessados podem registar-se até ao dia 31 de maio em www.poupenocabaz.pt, sendo que os associados da Deco já estão automaticamente inscritos. A data prevista para o novo leilão é o dia 02 de junho.

«Dado o contexto de crise que temos atravessado, a Deco pretende ajudar os consumidores a recuperar o poder de compra de há uns anos», justifica a associação, adiantando que a compra de produtos alimentares é a terceira maior despesa dos agregados familiares portugueses, de acordo com os números do Instituto Nacional de Estatística.

Esta vai ser a primeira vez que se realiza um leilão de supermercados, que de acordo com a Deco «visa alcançar um desconto num cabaz de cerca de 35 categorias de produtos essenciais, a usufruir durante um ano», incluindo produtos como leite, arroz, carne, peixe e fruta.

«O consumidor terá total liberdade de comprar a marca que entender na cadeia vencedora», explica também a associação.

Quanto aos supermercados que podem concorrer, a Deco adianta que só será permitida a entrada no leilão de cadeias com presença na maioria do território português, de forma «a garantir que o máximo de consumidores possa usufruir do desconto».

A associação indica também que o novo leilão se assemelha àqueles que tem vindo a realizar na área da energia e que optou por este modelo por entender que «oferece maior transparência junto das cadeias participantes, dando-lhes oportunidade de mostrarem que estão comprometidas em proporcionar maior valor aos portugueses, como anunciam nas campanhas publicitárias».