A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) aplaudiu hoje a adoção do Código Europeu de Boas Práticas, que envolve mais de 400 empresas da distribuição e da indústria, incluindo cinco grupos que operam em Portugal.

O Código que visa melhorar as relações entre hipermercados e fornecedores, e cuja adesão é voluntária, conta para já com 457 empresas europeias, entre as quais a Sonae, Jerónimo Martins, Auchan Portugal Hipermercados, Aldi Portugal e Lidl Portugal.

«Esta iniciativa de auto-regulação, que contou com a forte participação da APED (através da associação europeia Eurocommerce), define um conjunto de práticas às quais as empresas se comprometem e que serão fiscalizadas através de uma comissão de acompanhamento a nível europeu», explica a associação num comunicado.

A adoção de um mecanismo semelhante para Portugal tem estado a ser discutida no âmbito da PARCA (Plataforma de Acompanhamento das Relações da Cadeia Agro-alimentar) que reúne representantes da grande distribuição, indústria e agricultura.