A gasolina está (ainda) mais cara. Esta segunda-feira, o preço por litro volta a subir um cêntimo, colocando o valor de referência em 1,544 euros, o valor mais alto desde setembro do ano passado. Esta é a terceira subida semanal consecutiva deste combustível.
 
Desde o início do ano, a gasolina subiu já 16 vezes e baixou apenas quatro. No acumulado de 2015, a gasolina encareceu 19% ou 25 cêntimos por litro.
 
As contas são fáceis de fazer: um depósito de 60 litros custava 77,20 euros no início do ano. Hoje custa 92,60 euros, mais 15,30 euros.
 
Ao contrário da gasolina, o gasóleo fica mais barato esta segunda-feira. O preço do diesel cai até um cêntimo por litro. É a quarta semana consecutiva de recuo e baixa o preço de referência para 1,28 euros por litro. Mesmo assim, o gasóleo encareceu 17 cêntimos no acumulado do ano.
 
Apesar da descida do preço do petróleo, o aumento do consumo de gasolina no mercado norte-americano devido ao início da chamada “driving season”, tem aumentado o preço do combustível.