O preço da gasolina deverá descer menos de um cêntimo por litro na próxima semana, enquanto o do gasóleo deverá subir, acompanhando a evolução das cotações dos produtos petrolíferos, segundo fonte do setor.

As cotações da gasolina e do gasóleo nos mercados internacionais tiveram, esta semana, movimentos diferentes: a gasolina desceu e o gasóleo subiu.

A justificar este comportamento estão a subida dos stocks de crude nos Estados Unidos, os sinais de abrandamento da economia norte-americana e o anúncio do Iraque sobre o aumento das exportações de crude em outubro.

Tendo em conta este contexto, o preço da gasolina deverá registar uma descida inferior a um cêntimo por litro, enquanto no gasóleo deverá verificar-se uma subida que não deverá ultrapassar um cêntimo por litro.

De acordo com os dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), relativos a 2.625 postos de abastecimento, o preço médio do gasóleo na quinta-feira era de 1,356 euros por litro, enquanto o preço médio da gasolina 95 estava fixado nos 1,522 euros por litro.