Nova semana e mais os euros a sair da carteira para quem tem um carro a gasolina. Ao que a TVI24 apurou, e se tudo se mantiver como até agora, o litro deste combustível deve subir 1 cêntimo na madrugada de segunda-feira.

A contrariar a tendência, o gasóleo. Desce cerca de 0,5 cêntimos por litro. 

Esta sexta-feira o crude, Brent, que serve de referência às importações portuguesas, cai 0,38% para 73,17 dólares o barril. Uma tendência que se revela desde a semana passada, mas que ainda não é suficiente para se refletir no valor final da gasolina, mas já conseguiu ter efeito no valor final do gasóleo.

O preço do barril de petróleo pesa mais de 30% no preço de referência da gasolina - preço sobre o qual quem nos vende o combustível na bomba coloca a margem (para ganhar algum dinheiro). No caso do gasóleo, a percentagem do custo do petróleo no preço de referência chega a mais de 40%. Mesmo assim a parcela mais significativa nesta equação – para os vários combustíveis - são os impostos. Para chegar ao valor de referência contabilizam-se ainda o adicional por incorporação de biocombustíveis e o armazenamento e frete. Depois é a lei da procura e oferta a funcionar.

Se está a pensar abastecer, fica aqui a nossa ajuda com base nos dados da Direção Geral de Energia e Geologia: veja aqui.