O gasóleo está mais barato a partir de hoje. Segundo contas do Jornal de Negócios, o preço do diesel baixa entre um cêntimo e meio até dois cêntimos por litro.

Em causa está a queda das cotações do petróleo nos mercados internacionais, que na sexta-feira passada caiu consideravelmente, para o patamar dos 38 dólares por barril. Esta segunda-feira, contina nesse valor. 

Já o custo da gasolina não deverá sofrer alterações.

Desde o inicio do ano, o litro do gasóleo já ficou oito cêntimos mais caro, enquanto a gasolina 95 subiu cerca de cinco cêntimos. A Organização dos Países Exportadores de Petróleo já advertiu que os preços do petróleo "tocaram no fundo" e que deverão continuar a subir até atingirem "níveis moderados".

Depois das reivindicações feitas pelas empresas petrolíferas, o Governo comprometeu-se a rever trimestralmente o valor imposto sobre os produtos petrolíferos e energéticos (ISP) em função da variação do preço do petróleo. Ainda assim, a medida não tranquiliza as associações das empresas de transportes.

A Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM) reuniu-se na semana passada com o Governo para negociar formas de minimizar o impacto do aumento do ISP. A tutela propôs às empresas uma majoração do custo com o combustível em 20%, em sede de IRC, o que a ANTRAM rejeitou por "não permitir atingir o valor que as empresas terão que suportar"  com o aumento do imposto.