logotipo tvi24

Combustíveis: preços descem esta segunda-feira

Descida prevista é de 2 cêntimos na gasolina e gasóleo

Por: Redacção / CPS com VC    |   2012-04-15 12:20

Os preços dos combustíveis baixam já esta segunda-feira. A gasolina e o gasóleo vão ficar mais baratos 2 cêntimos por litro, pelo menos na Galp, disse à Agência Financeira fonte da empresa.

A descida prevista põe, assim, fim à escalada das últimas semanas e reflete a descida da cotação média da gasolina e do gasóleo nos mercados internacionais.

Esta será, aliás, a segunda descida nas cotações da gasolina, desde o início do ano, e a quarta no caso do gasóleo.

À AF fonte da Repsol não avança valores concretos, mas diz precisamente que os preços refletirão «aquilo que aconteceu nos mercados internacionais na semana anterior».

Já a BP e Cepsa garantem que não fazem antevisões daquele que será o comportamento do mercado.

O preço médio do gasóleo atualmente é de 1,482 euros/litro, enquanto a gasolina custa em média 1,738 euros/litro, segundo a Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG).

A propósito, sabe onde está o gasóleo mais barato de Portugal? Fica em dois postos de combustível da mesma rua.

Uma fonte do sector disse à agência Lusa que a escalada dos preços tem conduzido à queda no consumo, que em janeiro registou uma redução de 6,7% em relação ao período homólogo, atingindo o valor mais baixo de, pelo menos, os últimos dois anos.

O consumo de gasolinas registou uma redução global de 9,2%, em grande parte devido à gasolina sem chumbo 98 (a menos comercializada) com uma redução de 23,7%, enquanto que na gasolina sem chumbo 95 a redução foi de 7,7%. Já os gasóleos apresentaram uma tendência de redução global de 6,9%, onde o gasóleo rodoviário teve uma redução de 6%.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) considerou que os elevados preços do petróleo não podem ser explicados pelas leis da oferta e da procura, atribuindo-os a «fatores geopolíticos», «perceção de escassez» e à «atividade especulativa», no seu relatório mensal, divulgado na quinta-feira.

Partilhar
EM BAIXO: Combustíveis
Combustíveis

EM MANCHETE
Subsídios de férias só em novembro
Presidente já promulgou o diploma que regula o pagamento dos subsídios de férias aos funcionários públicos e pensionistas
Greve geral: exames antecipados para dia 26 de junho
Brasil: protestos levam a descida do preço dos transportes
PUB