A Águas de Coimbra (AC) anunciou esta quarta-feira que foi classificada pela quinta vez como a empresa “melhor posicionada” no setor da água, em Portugal, no índice de satisfação dos consumidores desde o ano passado.

A empresa municipal, que na década passada sucedeu aos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Coimbra (SMASC), “foi reconhecida com um índice elevadíssimo de satisfação dos seus clientes”, disse o presidente da AC, Pedro Coimbra, em conferência de imprensa.

O responsável adiantou que a empresa “obteve o primeiro lugar”, à frente de congéneres como a Empresa Pública das Águas de Lisboa (EPAL) e entidades afins de Almada, Oeiras e Amadora, Viana do Castelo, Sintra e Guimarães, entre outras localidades.

Este levantamento foi realizado, em 2014 e 2015, com base na auscultação de “centenas de clientes de cada entidade” avaliada pelo ECSI Portugal – Índice Nacional de Satisfação do Cliente.

Trata-se de “um sistema de medida da qualidade de bens e serviços disponíveis no mercado nacional”, que disponibiliza “informação estratégica sobre a satisfação” dos clientes das empresas, “contribuindo para melhorar” a sua competitividade.

Desde 2009, com apenas uma interrupção entre 2012 e 2013, “têm crescido os índices de satisfação” dos consumidores de água da rede pública em Coimbra, captada sobretudo na margem direita do rio Mondego, na zona da Boavista, salientou Pedro Coimbra.

Neste contexto, o líder da empresa frisou que estes resultados se devem “ao trabalho daqueles que diariamente se entregam à causa” da Águas de Coimbra, especialmente dos seus trabalhadores.

O ECSI Portugal entregará os prémios aos melhores classificados em outubro, em dia ainda por marcar.