A produção de automóveis em Portugal caiu 9,5% entre janeiro e agosto deste ano face ao mesmo período do ano passado, revelou a Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

Nos primeiros oito meses do ano foram produzidos 104.209 veículos automóveis em Portugal. A queda, explica a ACAP, é «extensiva a todos os tipos de veículos: ligeiros de passageiros, menos 9,9%; comerciais ligeiros, menos 7,1%; e veículos pesados, menos 21,6%».

Olhando apenas para os dados da produção relativos ao mês de agosto, o decréscimo foi de 7,9%, face ao homólogo, e «exclusivamente determinado pela quebra da produção de veículos ligeiros de passageiros (-39,4%), dado que os restantes tipos de veículos registaram subidas da sua produção».

Dos 3.115 veículos produzidos durante o mês de agosto, 96,9% destinaram à exportação, uma diminuição, ainda assim, de 9,8%.

Em julho, os dados da ACAP já revelavam uma quebra acumulada de 9,5% face ao período homólogo, mas apresentavam uma recuperação no mês de julho, com um aumento de 13,6% em relação ao mesmo mês de 2012.