A greve de pilotos da Air France vai levar ao cancelamento de, pelo menos, cinco voos com partida e destino ao aeroporto de Lisboa, na quinta-feira, segundo a informação publicada no site da ANA Aeroportos de Portugal.

De acordo com a informação da ANA, disponível ao final da tarde, foram cancelados três voos que a Air France deveria realizar na quinta-feira com partida do aeroporto da Portela e destino ao aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, estando prevista a realização de um outro voo para o mesmo destino.

Foram também cancelados dois voos da Air France provenientes do aeroporto Charles de Gaulle com destino a Lisboa, estando, para já, prevista a realização de um terceiro voo.

Na origem dos cancelamentos está uma greve de pilotos da Air France, em protesto contra as condições de desenvolvimento da filial de baixo custo da transportadora, a Transavia (empresa independente do grupo Air France-KLM).

A paralisação, que começou na segunda-feira, foi convocada pelo sindicato que representa a maioria dos pilotos daquela companhia, e prolonga-se por uma semana.

Outras duas estruturas sindicais mantêm a greve até quinta-feira.

Esta paralisação de uma semana dos pilotos é considerada a maior desde a greve que estes profissionais fizeram em 1998.